domingo, 3 de janeiro de 2010

Síndrome do Pânico - Crise de Ansiedade




Quando estive pensando em escrever um breve relato sobre Sindrôme do Pânico ou Sindrome de Ansiedade, pensei em ralatar de forma sucinta para melhor entendimento.

Existe uma grande quantidade de pacientes chegando ao meu consultório com crises fortes de ansiedade, as vezes uma demora grande a buscar terapia, o que piora o prognóstico.

Começei a pensar…o que poderia estar gerando tantas pessoas em sofriemento por ansiedade.

Sendo assim venho a esclarecer pontos sutis que podem vir a determinar um crise de ansiedade, que por vezes passa desapercebida, e pode ser tratada muito bem logo de início, evitando sofrimento do paciente e livrando de uma complicação maior nos sintomas.

Uma vida agitada, cheia de stress todos os dias, afazeres mil, planos, metas, trabalho…tudo junto e com exigências de rapidez em tudo. Resultado é a pessoa cada dia mais cansada, sobrecarregada e acima de tudo, pensando duas mil coisas ao mesmo tempo, sem ter uma parada se quer para pensar em si próprio ou fazer alguma atividade prazerosa.

Diante de tantas informações, reponsabilidades e stress diário, mais a propensão genética o desencadear de uma crise de pânico se torna provável.

Venho relatar os sintomas que por vezes iniciam desapercebidos, e quando já precebidos causam transtorno na vida familiar, profissional e em todos os demais afazeres cotidianos.

Muitas vezes inicia por pensamentos de morte (familiar ou própria) onde a pessoa sente grandes desconfortos nesses pensamentos e a pergunta ” de onde está vindo”? Vem de dentro de seu organismo, com agitação todos os hormônios em principal a quantidade de adrenalina no sangue faz com que a pessoa permaneça em estado de alerta o tempo todo ( sensações que algo ruim irá acontecer) ou que irá ter uma parada cardiaca a qualque momento. Tudo isso pelo excesso de adrenalina que nos faz ficar em estado de alerta constante ( luta e fuga).

Mas fugir do que? e pra onde?

Medo de morrer a qualquer momento….mas por que?

Tudo se resume que o corpo entra em estado de alerta constante. Assim o medo de sair de casa começa, sair para o trabalho e uma tendência a clausura domiciliar, que se não tratada permanece por muito tempo, quanto mais o tempo estender, é inevitável acabar em medicamentos que controlem as crises mais a terapia.

Cito aqui os principais sintomas, esses que devem ser atentados desde o início.

- Primeira crise em geral por que o paciente procura um médico e não tarepia e um psiquiatra (por algum desconforto físico, taquicardia por exemplo.

-Outras crises se dão por medo de sair de ônibus, casa, metrôs, avião), outras de não conseguir fazer compras, ir ao Shopping, frequentar lugares agitados e fechados (cinemas, teatros, espetáculos musicais).

-Não confundir a doença com hipertireoidismo.

-Ansiedade, taquicardia, irritabilidade, sudorese, dispnéia, palpitações, e medo sem causa, medo de mortes de familiares ou a própria, falta de ar, tremores entre outros.

Todos esses sintomas pioram com os pensamentos cristalizados (duros em relação aos problemas e a visão do paciente sobre si).

Em terapia o trabalho será o de estabilizar as emoções e descobrir quais cadeias de pensamentos estão disparando as crises. E uma série de métodos que em conjunto com medicamentos adequados (se necessários) ajudarão a ter uma qualidade de vida boa… onde tudo quando passar, só restarão a sensação de “que bom” o sofrimento chega ao fim.

Não demore nunca a buscar ajuda de um terapêuta, a ciência está ai…para ajudar a todos, sem preconceitos.

Muita sorte sempre, pense que você é sempre capaz, que seus pensamentos no presente dirão o teu dia de amanha.

Sorte!!!!Em tudo!!! Sempre.

3 comentários:

  1. oi visite o meu blog da síndrome do pânico, uma experiência pessoal-infernal, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra!
    me descupe mas não entendi,por que confundir com hipertireoidismo ?tenho crises de ansiedade há 1 ano e meio.
    Grata desde já;
    vanessa cabral

    ResponderExcluir
  3. Olá

    O hipertireoidismo causa excesso de adrenalina, como a crise de ansiedade também despeja no sangue excesso de adrenalina que causam taquicardia e outros sintomas similares, tem pessoas que acham estar com hiper mas estão com ansiedade, tem que ter o diagnóstico correto e verificar se ambas também não estão juntas.
    Ansiedade se trata com terapia, medicações e terapias alternativas se gostar, vale a pena tratar com as duas, ficará bem mais rápido.
    Bjs de luz!

    ResponderExcluir