domingo, 3 de janeiro de 2010

Depressão...é frescura?


Não! Decididamente depressão não é frescura.

Um mal que tem afetado muitos de nós, amigos, parentes e por vezes não sabemos como nos posicionar, ou o que fazer pra ajudar, um mal que em nossa época está tão presente quanto a Sindrome do Pânico (que relatarei em outra matéria).

Existem duas formas de se dar a depressão, uma endógena (que o próprio corpo da pessoa para de fabricar substâncias necessárias para sensação de bem estar) , e a exógena, onde acontece um fato (uma morte, perda de emprego, ou qualquer acontecimento) que desestabiliza o cérebro em suas funções de fabricação de serotoninas, endorfinas (as mesmas responsáveis pela sensação de bem estar).

Nas duas formas de depressão uma coisa é inevitável…a parada de produção das substâncias que nos fazem ter a sensação de bem estar na vida, no cotidiano. Com a perca do funcionamento normal, a pessoa já apresenta sintomas que em geral começam com pequenos sinais e passam a ficar muito nítidos com a falta de tratamento: falta ou excesso de sono, choro, perca de apatite, apatia, falta de interesse na vida, nos filhos, no trabalho, não querer mais cuidar da aparência, e falas como: “nada mais tem valor”, “eu não consigo nada”, “nada dá certo em minha vida”, “era melhor se eu morresse”… dentre outros sintomas e idéias suicidas. Tratamento é necessário.

Normalmente os portadores da doença são incompreendidos, pois a falta de conhecimento faz com que a família não entenda, não consiga ajudar, ou simplesmente diga “reaja” sendo que a pessoa não tem mais condições em reagir, porém o apoio é fundamental.

É necessário tratamento psicológico (terapia) e dependendo do estágio da doença um tratamento com medicamentos (receitados por um médico) em conjunto com a terapia.
Depressão não é frescura…é doença!

Quaisquer dúvidas em qualquer assunto coloco-me a disposição.

Estarei em breve publicando um livro sobre depressão, para auxílio de portadores e familiares.

Sorte sempre!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário